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FRUTAS DO BRASIL

A diversidade das frutas brasileiras é privilegiada por texturas, cores e sabores. Motivo de admiração e até de curiosidade o cultivo exige profissionalismo e dedicação, mas oferece oportunidade de renda de micros a grandes produtores.
Cor, sabor, aroma e aspecto geral são alguns importantes argumentos que têm falado a favor das frutas brasileiras para convencer os consumidores internacionais. Mas estes são apenas alguns dos atributos sensoriais associados à degustação. Dentro da proposta de uma vida mais saudável, as propriedades nutricionais contam cada vez mais, tornando a alimentação à base de frutas um requisito indispensável no dia-a-dia da população, prevenindo doenças e vitalizando o organismo.
Nesse sentido, o Brasil não é apenas um importante fornecedor pela qualidade dos seus produtos: o País tem conseguido aumentar as ofertas, com ampla diversidade de espécies, surpreendendo as clientelas, e investe com muito empenho na agregação de novos diferenciais à sua produção, inserindo os pomares dentro de sistemas de cultivo preocupados com o meio ambiente e com o comprometimento social. Não por acaso, a adoção dos métodos da Produção integrada e o atendimento aos parâmetros fixados pelo mercado constam como prioridades na fruticultura brasileira, visando uma qualidade maior e um aumento na participação brasileira no comércio global é que foi implantado o Sistema de Produção Integrada (PIF), que vem sendo adotado por várias espécies frutíferas. Ele prevê o ajuste as normas internacionais, que dão importância ao papel do monitoramento constante dos pomares e à redução no volume de defensivos químicos usados nas plantações. Vários países fixam a Produção Integrada como um requisito na importação de frutas.

A fruticultura é estratégica para o agronegócio brasileiro; portanto, apoiá-la e desenvolvê-la, além dos benefícios econômicos gerados pelo aumento do superávit da balança comercial brasileira, torna-se parte de uma política social de geração de empregos e de recuperação da renda para o produtor.

O excelente desempenho que a fruticultura brasileira vem experimentando nos últimos anos pode ser medido tanto pelo incremento nos níveis do consumo interno quanto pelos sucessivos recordes nas exportações, reafirmando sua posição de terceiro maior produtor mundial, atrás apenas da China e da Índia.

Embora a produção de um modo geral tenha se mantido praticamente no mesmo patamar, algumas frutas registraram significativa expansão, é o caso da laranja cuja produção cresceu em mais de 1 milhão de toneladas entre 2003 e 2005, também a uva com mais de 300 toneladas entre 2003 e 2005 e da maçã com cerca de 200 toneladas a mais entre 2003 e 2005.

Nas exportações a fruticultura brasileira fechou o ano com novo recorde, as vendas para o mercado externo corresponderam a cerca de 900 mil toneladas, as exportações de frutas frescas deverão continuar apresentando elevação de aproximadamente 15% ao ano.
Por seu potencial de geração de emprego e de renda, a fruticultura ocupa hoje posição estratégica na expansão do agronegócio brasileiro.
O segmento está entre os principais geradores de renda, de empregos e de desenvolvimento rural. Os excelentes índices de produtividade e os resultados comerciais obtidos nas últimas safras são fatores que demonstram a vitalidade desse setor que veio para ficar e para se desenvolver. Hoje existem no País pelo menos 30 grandes pólos de produção de frutas, espalhados de Norte a Sul, centrando uma atenção especializada em mais de 50 municípios.
São Paulo, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul lideram o ranking dos estados produtores e ajudam a incrementar as exportações.

Nos últimos anos o Brasil teve um crescimento acentuado tanto em qualidade quanto em quantidade o que o colocou entre os primeiros produtores mundiais, em particular um grande fornecedor de frutas para o mundo, sustentando uma posição invejável.
Graças ao nosso clima privilegiado, produzimos frutas em regiões de clima temperado e tropical, além da diversidade climática, temos solos férteis, água e luminosidade em abundância.
Nos dias de hoje está evidente que consumir frutas é ter bom gosto, literalmente.

Flávio Lisboa

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